5 ferramentas de gestão para organizar o seu cronograma de obra!

Se você trabalha em obras, com certeza já se deparou com uma série de imprevistos e sabe como esses problemas que surgem durante o projeto podem gerar uma enorme dor de cabeça em relação ao prazo de entrega e qualidade final da obra. Mas sabia que é possível se preparar melhor para esses imprevistos com a execução de um cronograma de obras?

Em síntese, esse documento reúne o detalhamento de todos os serviços que serão feitos na obra. Ele pode ser elaborado de forma mais geral, ou seja, contendo detalhes das fundações e estruturas; ou de maneira específica, descrevendo a instalação de elementos como forros e esquadrias, por exemplo.

Inegavelmente, o cronograma de obras é muito importante para o sucesso do projeto, porém, a sua elaboração é um tanto quanto complexa e exige atenção redobrada para garantir que o documento direcione a obra para um resultado final impecável.

É importante ressaltar que falhas no cronograma de obras podem (e devem) acontecer, até porque, existem muitos fatores externos que influenciam no andamento do projeto. Então, quanto maior for a atenção dada ao cronograma, maiores são as chances de solucionar imprevistos o mais rápido possível para minimizar os impactos negativos.

Quer saber mais sobre como montar um cronograma de obra para o seu projeto? Então, continue a leitura e acompanhe as nossas dicas!

Por que o cronograma de obra é tão importante?

Como explicamos acima, muitos imprevistos podem surgir durante uma obra, e o cronograma existe justamente para minimizar os impactos de problemas como falta ou desperdício de materiais, atrasos em prazos, baixa produtividade etc.

De maneira geral, o cronograma de obra proporciona um direcionamento para todas as etapas da construção, facilitando o entendimento de todos os envolvidos no processo. Para ilustrar, ao elaborar esse documento você garante:

  • Atendimento dos prazos;
  • Maior controle sobre o orçamento da obra;
  • Melhor programação de tarefas;
  • Gerenciamento mais intuitivo da mão de obra;
  • Prevenção de conflitos no canteiro;
  • Melhor resposta contra falhas e contratempos.

Ferramentas

Como montar um cronograma de obra

Como montar cronograma de obras

Sem dúvidas, montar um cronograma de obra do zero exige muito planejamento. Será preciso estudar sobre o projeto, entender perfeitamente o método construtivo escolhido, além de avaliar o orçamento total da obra e os prazos pré-estabelecidos.

Então, para te ajudar nesta tarefa, listamos um passo a passo com dicas gerais sobre como organizar o seu canteiro de obras:

1. Liste todas as atividades da obra

A primeira etapa para montar o seu cronograma de obra é listar todas as atividades que serão desenvolvidas no canteiro. Isso é importante para dimensionar a mão de obra e os materiais necessários.

Você também pode elaborar a Estrutura Analítica de Projeto (EAP) que refere-se às ações feitas na obra, listando as atividades de cada etapa, insumos, serviços e equipamentos. Além disso, a Estrutura Analítica de Projeto também precisa registrar as subtarefas de cada etapa, de forma a gerar uma visão ampla do projeto.

2. Defina as datas e prazos de cada etapa

Datas e prazos são detalhes cruciais em qualquer tipo de cronograma, mas quando o assunto é construção civil, isso é ainda mais importante.

A dica aqui é que as tarefas sigam uma ordem cronológica, em outras palavras, quando um serviço termina, outro começa. Então, defina os prazos para início e conclusão de cada etapa. Lembre-se de escolher períodos realistas para a execução das atividades, caso contrário, todo o seu cronograma pode ser impactado por prazos irreais.

Mas como definir os prazos? Não existe regra, isso varia de acordo com o responsável pelo documento. De qualquer forma, há 3 pontos que podem te nortear nessa decisão:

  • Materiais utilizados nas tarefas;
  • Quantidade de profissionais envolvidos;
  • Questões legais que podem atrasar a obra.

3. Relacione as tarefas

Anteriormente, comentamos sobre seguir uma ordem cronológica no seu cronograma, certo? Termine um serviço e então comece outro. Porém, existem casos em que isso não pode ser seguido à risca.

Basicamente, há tarefas que possuem uma dependência entre si: para uma ser concluída, a outra também deve ser. Dessa forma, o seu cronograma precisa ter muito claro essa relação entre tarefas dependentes, de forma a evitar que as atividades comecem fora de ordem.

Portanto, no seu cronograma de obra, anote:

  • As relações de interdependência;
  • Os pré-requisitos de cada tarefa;
  • O tempo de execução de cada uma em sequência.

Leve em conta também que há três tipos de dependência: por predecessão, por sucessão e por simultaneidade. Nos dois primeiros, há uma ordem lógica, enquanto no último há a execução das tarefas ao mesmo tempo.

Esse tópico é muito importante e deve ter atenção redobrada para evitar transtornos na sua obra.

4. Coloque o cronograma em prática

Quando o assunto é cronograma de obra, existem dois principais métodos que podem ser utilizados para a sua aplicação no canteiro de obras: Linha de Balanço e Método de Gantt, e a principal diferença entre as duas está na visualização e no tipo de projeto que atendem.

A Linha de Balanço é mais indicada para obras maiores, com maior complexidade e perfil de repetição. Por outro lado, o método Gantt é mais indicado para projetos menores e menos complexos, uma vez que a visualização do cronograma de obra feito com base em Gantt fica mais complexa quando a lista de serviços que devem ser realizados é maior.

5. Monitore o cronograma e meça os resultados

Por fim, acompanhe os resultados do seu cronograma e veja onde acertou e onde errou no gerenciamento de obras. Para ter uma referência, defina algumas métricas de desempenho antes de aplicar o cronograma.

Ferramentas de gestão indispensáveis para a sua obra

Como falamos no decorrer do artigo, montar um cronograma de obras é uma tarefa complexa e, devido a sua importância, deve ser feita com cuidado e precisão. Pensando nisso, listamos 5 dicas de ferramentas de gestão que são indispensáveis para a organização e controle da sua obra, confira!

1. MS Project

MS Project

O MS Project é um programa do pacote Office que permite o desenvolvimento de planilhas e documentos integrados para otimizar a organização de projetos da construção civil. Com ele, você pode definir e acompanhar prazos, recursos e o financeiro de cada com obra com planilhas automatizadas para diminuir erros de cálculos.

Lembre-se que uma boa gestão de projetos é um enorme diferencial em projetos de construção!

2. Tabela SINAPI

Criada e disponibilizada pela Caixa Econômica Federal, a Tabela do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) é uma ferramenta valiosa quando bem utilizada.

Trata-se de um grande banco de dados com preços de insumos e composições de custos para obras de construção civil que oferece uma base concreta e realista dos valores de mercado. Esse recurso é essencial para aqueles que desejam montar um orçamento assertivo.

3. A360

No mundo da construção, o AutoCAD é um software amplamente conhecido, afinal, ele permite projetar prédios e visualizar desenhos com muitos detalhes. O A360 é exatamente a mesma ferramenta, porém, com o benefício de ser uma versão mobile.

Em outras palavras, ele fornece todas as funcionalidades de criação, edição e visualização de desenhos no celular. Atualmente, essa é uma grande vantagem, uma vez que agiliza e torna mais versátil o processo de criação dos profissionais.

Além disso, todos os projetos desenvolvidos no app são armazenados na nuvem, garantindo facilidade na hora de acessar e compartilhar o projeto com os demais envolvidos na gestão da obra.

4. Gerenciadores de projeto

Existem inúmeras ferramentas para gerenciamento de projetos, como o Trello, Evernote, Asana, entre outros. Todos esses aplicativos possibilitam criar tarefas e atividades a serem cumpridas, assim como a definição de prioridades entre elas e controle dos colaboradores responsáveis por cada uma.

No contexto da construção civil, esse tipo de controle é fundamental, pois há muitas tarefas delicadas que não podem passar despercebidas, como pagamento de contas, realização de compras, ajustes no planejamento da obra etc.

Tirando esse viés de escritório, os gerenciadores de projeto também são úteis no canteiro de obras, já que o engenheiro responsável pelo projeto pode atualizar as tarefas à medida que elas são realizadas.

Naturalmente, essas ferramentas não são específicas para a construção civil, mas ainda sim são uma ajuda bem-vinda para profissionais que desejam ter mais controle da execução de tarefas.

5. Gerenciadores de documentos

Já os gerenciadores de documentos, assim como a solução anterior, não são ferramentas exclusivas para construção civil, mas podem ser um recurso interessante para a organização da sua obra.

As demandas de construção envolvem uma série de documentações importantes que devem ser muito bem guardadas, como contratos, licitações, ordens de compras. Neste contexto, ter uma área de armazenamento segura para guardar, acessar e compartilhar facilmente quando necessário é uma crucial.

Entre as opções disponíveis, a melhor opção é o armazenamento na nuvem que pode ser feito em diferentes sites, como Google Drive, Dropbox e muito mais. Vale ressaltar que essas ferramentas de gestão de documentos na nuvem permitem acesso somente para usuários específicos e possuem defesas contra roubos de dados.

Leia também: Tecnologia na construção civil : Veja as novidades do setor!

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, explicamos por que o cronograma de obra é tão importante e listamos algumas dicas para te ajudar a montar o seu.

Como vimos, esse documento é a espinha dorsal de qualquer projeto de construção, representando não só uma visão clara das tarefas e seus prazos, mas também permitindo a identificação precoce de possíveis obstáculos e ajudando na tomada de decisões ágeis para mitigar riscos e atrasos.

Em suma, o uso adequado e a atualização contínua do cronograma são fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento de construção, promovendo a eficiência, economia de recursos e a entrega bem-sucedida de projetos.

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Autores

  • Douglas Ferreira

    Com sólida formação e histórico de sucesso na área comercial, orientada por resultados, atuou em empresas de Comércio Exterior, Indústria Moveleira, Matéria Prima e Insumos para Indústria de Móveis e Home center. Atualmente, é gerente de produtos na seção de Materiais Básicos na Obramax.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.